Mundo Empresarial

[Mundo Empresarial]
[Mundo Empresarial]

Como escolher o nome ideal para sua empresa?

[Como escolher o nome ideal para sua empresa?]

Escolher o nome da empresa é um passo muito importante, afinal, é através dele que o empreendimento é conhecido pelas pessoas. O mercado é competitivo e ter um produto ou serviço de qualidade, por incrível que pareça, nem sempre é o único fator que atrai a clientela. A visibilidade da sua empresa perante os consumidores é imprescindível para o sucesso da marca, por isso a criatividade na hora da escolha do nome é essencial.

Mas como fazer a escolha certeira? Bom, para isso é preciso planejamento, pesquisa e conhecimento sobre o ramo de atuação, é claro. Isso envolve público alvo a ser atingido, diferenciais, valores e todas as questões presentes em um plano de negócios. Tendo tudo isso em mãos, fica mais fácil encontrar direcionamento para a escolha de um nome bacana e atraente.

Algumas dicas são: faça uma lista de informações relevantes, como características e perfis predominantes do seu público e nomes de alguns concorrentes; tenha uma boa equipe de comunicólogos para te assessorar nessa tarefa e você verá como isso pode realmente te ajudar a abrir a mente; escolha nomes simples, de fácil memorização e evite usar palavras em outros idiomas, que irão dificultar a pronúncia e escrita; fuja do modismo, do que todo mundo usa, do que o mercado já está saturado; use e abuse da criatividade, tanto no nome, como nas cores, fontes e artes a serem utilizadas.

Por último, mas não menos importante, é estar sempre atento aos aspectos legais ligados ao nome e marca. É necessário pesquisar a disponibilidade do nome escolhido junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Juntas Comerciais dos estados e no Registro.br (vinculado ao Comitê Gestor da Internet do Brasil – CGI.br). Após essa checagem é só providenciar o registro do nome e da marca no INPI. Algumas empresas especializadas podem ajudar nesse tipo de serviço.

E aí, vamos tirar a ideia do papel e criar um nome bem legal para o seu novo negócio?

[Amanda Roventini]

Por Amanda Roventini

Amanda é jornalista, tem 25 anos e desde 2015 faz parte do time de conteúdo do Mundo Empresarial.

Comentários