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Dia das Mães: dicas para vender mais e melhor

[Dia das Mães: dicas para vender mais e melhor]

O dia das mães já está batendo na porta! A data é comemorada no dia 12 de maio e é uma das épocas mais importantes para o comércio, perdendo somente para o Natal. Segundo dados da Boa Visca SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito, em 2018 as vendas em todo o Brasil aumentaram 4% em relação a 2017. A Federação do Comércio do Estado de São Paula estimou que o aumento no faturamento total do varejo no período que antecedeu a data ano passado foi de R$ 2,2 bilhões, superior ao apurado no mesmo período no ano anterior.

Tudo indica que em 2019 não será diferente e a data comemorativa pode ser uma ótima oportunidade para dar aquela impulsionada nas vendas do mês. Por isso separamos algumas dicas preparadas pelo Sebrae São Paulo para te ajudar a atrair clientes e se destacar no mercado.

Amplie os canais de atendimento e público alvo                    

Nessa época muitos pais e filhos vão as compras a procura de um presente. Por isso, é importante se programar com a divulgação e arriscar contato com um público que não é o seu habitual.

Elabore estratégias de vendas

Pensar em kits com combinações de produtos, por exemplo, é uma ótima estratégia. Pense nas mercadorias que podem agradar diferentes estilos de mães. Descontos para produtos específicos também é uma boa pedida.

Prepare sua equipe

É importante treinar sua equipe de vendas para lidar com os velhos e, principalmente, com os novos clientes. Uma opção é que os colaboradores utilizem abordagens que auxiliem na tomada de decisão, facilitando a compra. Alinhe as estratégias de vendas que serão traçadas e utilizadas durante a época.

Fidelize seus clientes

Crie ações de descontos para as próximas compras, buscando fidelizar o que cliente que comprou ou o que foi presenteado, atraindo-o para realizar novas compras. Ofereça facilidades para que o cliente saia com o “pacote completo”. Você também pode ofertar itens que não são habituais no seu negócio, como flores e cartões, por exemplo.

Realize o pós-vendas

Você pode entrar em contato com o cliente para verificar a satisfação com o presente, se colocar à disposição. Só tome cuidado para não ser chato.

Tenha uma política de trocas bem definida

Estabeleça critérios de trocas como por exemplo, “a troca só é permitida até dia x”, ou “trocas somente dentro da mesma coleção”. Com uma boa política de trocas estabelecida, evita-se problemas futuros com os clientes.

Use e abuse das dicas e arrase nas vendas!!

 

[Amanda Roventini]

Por Amanda Roventini

Amanda é jornalista, tem 25 anos e desde 2015 faz parte do time de conteúdo do Mundo Empresarial.

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