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Dicas para fazer e manter um bom network

[Dicas para fazer e manter um bom network]

A palavra network significa “rede de contatos” ou “rede de relacionamentos”, e networking nomeia a atividade de cultivar essa rede. O termo é muito utilizado no meio corporativo, afinal, contatos são fundamentais para a troca de oportunidades. Sócios, clientes, parceiros, todos eles chegam até você a partir de algum tipo de conexão, certo? Por isso, fazer e manter um bom network é importante. Falando assim até parece fácil, não é? Você pode até pensar que basta trocar alguns cartões de visitas, adicionar no Facebook ou Linkedin, seguir a página no Instagram. Mas não é só isso!! Um network de qualidade vai muito além. Se aprofundar nas relações é muito mais que fazer parte de uma rede, por isso separamos algumas dicas para fortalecer suas conexões.

Eventos = fonte de novos contatos

Atente-se aos eventos voltados a sua área de atuação. Feiras, congressos, workshops, palestras... Essas ocasiões são ideais para a troca de contatos. Fique ligado, faça uma lista dos próximos eventos estratégicos e aproveite a oportunidade ao máximo!

Seja ativo

Contato sem relacionamento é apenas mais um contato. Você só vai saber a relevância dele após algum tipo de interação, e vice-versa. Não adianta nada conhecer possíveis parceiros em um evento ou feira, por exemplo, e depois não se falarem mais. E nem sempre Maomé vai até a montanha... Por isso, seja ativo! Adicione nas redes sociais as pessoas que podem contribuir para seus negócios ou carreira, mande um “oi”, envie um e-mail... Quem não é visto, não é lembrado.

Expandindo os contatos

Use as pessoas que você já conhece para conhecer outras novas. Clientes atuais, ex clientes, até mesmo seus amigos da faculdade ou os amigos pessoais que atuem na mesma área que você. Quem eles conhecem que pode ser um novo parceiro em potencial? Faça essa troca de informações. Uma mão lava a outra.

Cara a cara

Após o primeiro contato por alguma rede social, e-mail, telefone, vale a pena marcar uma reuniãozinha, um almoço ou café... O cara a cara pode somar na relação que está sendo construída. As vezes apenas trocar mensagens não é suficiente para expressar o real potencial que você ou sua empresa têm a oferecer. Esses encontros podem ser com uma única pessoa ou em grupo, aumentando ainda mais a rede de contatos, tanto sua, quanto a de quem também participa.

Amigo, estou aqui!

Quando estamos iniciando uma empresa ou uma carreira, começamos devagar, do último degrau, para subir um por vez, certo? Nesse momento é válido oferecer ajuda a quem precisa do serviço ou produto que você está oferecendo. Muitas vezes compensa fazer um trabalho bem feito por um preço baixo, a fim de conseguir outras indicações através dele. Esse tipo de conexão pode ter impactos gigantes a longo prazo.

E você, o que tem feito para manter seu network realmente produtivo? Divida com a gente!

[Amanda Roventini]

Por Amanda Roventini

Amanda é jornalista, tem 25 anos e desde 2015 faz parte do time de conteúdo do Mundo Empresarial.

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