Mundo Empresarial

[Mundo Empresarial]
[Mundo Empresarial]

Dicas para obter sucesso: restaurantes

[Dicas para obter sucesso: restaurantes]

Empreendedores enfrentam diversos desafios diariamente. Quando falamos daqueles que atuam com restaurantes, a concorrência, com certeza, é um desses principais desafios. Afinal, não basta somente paixão pela cozinha ou um bom cardápio para se destacar e obter lucro e sucesso nesse segmento. Segundo a Abrapel/SP, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, existem 1,2 milhões de restaurantes no país. Ainda de acordo com a pesquisa, 35 % desses negócios fecham com menos de um ano de funcionamento. Por isso, separamos algumas dicas para quem quer investir e atuar no ramo.

Limpeza

Se tem uma coisa que é imperdoável em um restaurante, é a falta de limpeza. As vezes essa tarefa não é fácil, principalmente quando a casa está cheia e bem movimentada. É fundamental manter uma equipe ágil e atenta a limpeza de todos os ambientes do restaurante. Higiene e organização geram credibilidade.

Consistência

Vamos usar um exemplo de consistência: MC’Donalds. Você pode não achar todos os lanches maravilhosos, mas a consistência deles possibilita que sirvam todos os pedidos exatamente da mesma maneira e com a mesma qualidade. O lanche que você come hoje, é o lanche que você come amanhã. A dica é providenciar que os alimentos utilizados tenham a mesma origem, e sejam preparados, porcionados e servidos igualmente sempre. Se a qualidade se perde com o tempo, o mesmo acontece com a clientela.

Cardápio

O cardápio deve se adaptar ao gosto do seu público alvo e também condizer com a proposta do estabelecimento. Se o foco é comida italiana, por exemplo, valorize as massas. Já um restaurante brasileiro, as procuradas seriam as culinárias como a mineira, baiana, gaúcha... Outra dica é a apresentação do cardápio.  Essa é a hora de encher os olhos do cliente e convencer. Use uma diagramação inteligente, com dizeres claros e objetivos, e fotos bem elaboradas. Ah, é importante lembrar que as ondas de comida saudável, veganas e vegetarianas estão em alta, vale a pena disponibilizar pratos com essas opções.

Ambiente

Comer em um ambiente agradável é tudo de bom, né? Não é à toa que esse tipo de negócio é considerado parte do setor de entretenimento. Quando saímos para comer, muitas vezes estamos comemorando alguma data, ou algum bom momento, tendo um encontro... Nessa hora o ambiente conta demais! Arrisco dizer que conta mais que o próprio cardápio. Vale caprichar em alguns quesitos como decoração, iluminação, móveis de bom gosto, funcionários uniformizados, etc.

Regras e regulamentos

Lei seca, lei do silêncio e lei antifumo são alguns exemplos de regulação que os restaurantes devem se adaptar. Além, é claro, das legislações sanitárias, legislação de segurança, código de defesa do consumidor e normas do corpo de bombeiros. As obrigações legais vão além dos impostos, taxas e contribuições. Fique ligado!

Reveja alguns restaurantes de sucesso que já passaram pelo Mundo Empresarial:

https://www.youtube.com/watch?v=y9ETnjLH6Ws

https://www.youtube.com/watch?v=BllAVoX7Z78

https://www.youtube.com/watch?v=YK8cNsMDIpA

[Amanda Roventini]

Por Amanda Roventini

Amanda é jornalista, tem 25 anos e desde 2015 faz parte do time de conteúdo do Mundo Empresarial.

Comentários