Mundo Empresarial

[Mundo Empresarial]
[Mundo Empresarial]

Empoderamento das mulheres no meio empresarial

[Empoderamento das mulheres no meio empresarial]

No dia 08 de março comemoramos o dia internacional da mulher. A data foi estabelecida no século XIX nos Estados Unidos e Europa, graças as lutas femininas por melhores condições de trabalho e direito ao voto. Mesmo passado tanto tempo, as mulheres ainda enfrentam muitos desafios no seu dia a dia, e isso envolve o mundo corporativo também. Há muitas diferenças no mercado de trabalho para as mulheres comparadas aos homens, como por exemplo a porcentagem salarial, que chega a ser 25,6% inferior. Para o Fórum Econômico Mundial, somente daqui dois séculos, finalmente, as mulheres do Brasil terão igualdade salarial.

Felizmente o empoderamento feminino tem sido bastante discutido nos últimos anos e é visível a participação forte das mulheres no empreendedorismo. E isso é ótimo, não só para que a luta pela desigualdade não morra, mas também para a economia como um todo. Segundo estudo da consultoria McKinsey Global, caso todos os países unissem forças para diminuir essa lacuna entre homens e mulheres, o PIB Mundial teria um acréscimo significativo, em torno de US$ 12 trilhões.

A Onu, Organização das Nações Unidas, em parceria com o  Pacto Global, desenvolveram  uma lista com os Princípios de Empoderamento das Mulheres, a fim de ajudar a comunidade empresarial a incorporar em seus valores e práticas. Conheça a lista:

  1. Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros;
  2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação;
  3. Assegurar a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras;
  4. Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres;
  5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres;
  6. Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa;
  7. Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade entre gêneros.

Nessa data não poderíamos deixar de lembrar algumas mulheres empoderadas que são destaque na nossa região e já passaram pelo programa. Relembre algumas histórias:

Dra. Juliana Paola: https://www.youtube.com/watch?v=N-i7rgCUx9g

Fonocenter: https://www.youtube.com/watch?v=v-KNSiyWT8Y

Barraca da Neide: https://www.youtube.com/watch?v=Vud86QkisQ8

Rose Store Semijoias: https://www.youtube.com/watch?v=3sy4STGcYLs

O Mundo Empresarial apoia a luta das mulheres e deseja que essa data seja sempre lembrada com muito amor, carinho e igualdade. Parabéns, mulheres!

[Amanda Roventini]

Por Amanda Roventini

Amanda é jornalista, tem 25 anos e desde 2015 faz parte do time de conteúdo do Mundo Empresarial.

Comentários