Mundo Empresarial

[Mundo Empresarial]
[Mundo Empresarial]

Jardins verticais: tendência sustentável no mercado de decoração e paisagismo

[Jardins verticais: tendência sustentável no mercado de decoração e paisagismo]

Com certeza você já deve ter visto algum jardim vertical por aí. Muros e paredes que ganham folhagens de diversos formatos e espécies e que deixam qualquer ambiente ainda mais charmoso e acolhedor. Pois é, eles têm sido uma tendência sustentável no mercado de decoração e paisagismo. Afinal, poder transformar qualquer superfície vertical em um cantinho verde e cheio de vida é tudo de bom, né?

Com a verticalização das cidades é comum que os jardins sigam esse caminho, tomando conta de espaços em que se possa plantar sem a obrigatoriedade de ser um quintal ou varanda. Uma cerâmica de Vargem Grande do Sul, interior de São Paulo, enxergou aí um mercado promissor a ser explorado e hoje têm como carro chefe um produto chamado Garden Wall, que são módulos cerâmicos para jardins verticais práticos e versáteis: “Ele tem desenho industrial registrado, patente requerida. Então é um produto diferente de tudo que se vê no mercado”, contou Fernando Proite, diretor da empresa.

As vantagens comparadas aos outros suportes para jardins verticais disponíveis no mercado são diversas. Uma delas é a durabilidade, que pode ser centenas de anos graças a matéria prima natural do produto, que é somente argila, água e fogo. Outro benefício é o seu sistema de irrigação, que é por gotejamento embutido na parte superior interna do módulo, evitando entupimentos. Fernando frisa outro lado bom dessa escolha: “Se um dia a pessoa resolver descartar, desmanchar a parede ou o muro, ele pode ser agregado a natureza sem poluir de maneira alguma”.

Os jardins verticais podem ser instalados em ambientes internos e externos, sem muito sacrifício. Para se ter uma ideia, no site da Garden Wall há vídeos explicativos e demonstrativos de como essa instalação deve ser feita.

Gostou? Veja mais na reportagem completa em https://www.youtube.com/watch?v=c9yzZoYsqGY

[Amanda Roventini]

Por Amanda Roventini

Amanda é jornalista, tem 25 anos e desde 2015 faz parte do time de conteúdo do Mundo Empresarial.

Comentários