Mundo Empresarial

[Mundo Empresarial]
[Mundo Empresarial]

Mantenha sua boa imagem! Separamos algumas atitudes que podem (e devem) ser evitadas no trabalho

[Mantenha sua boa imagem! Separamos algumas atitudes que podem (e devem) ser evitadas no trabalho]

O ambiente de trabalho é onde passamos parte dos nossos dias, semanas, meses e até anos. Com o tempo ele se torna a nossa segunda casa e, naturalmente, laços de intimidade são criados com alguns colegas. Claro que isso não é problema. Ter intimidade com quem passamos boa parte do tempo é super comum, mas é importante ter em mente que o profissionalismo é essencial e algumas atitudes devem ser evitadas. Separamos algumas gafes que podem queimar o filme e te deixar na saia justa com o chefe.

Atraso como hábito

Imprevisto acontece com todo mundo e chegar atrasado em algumas situações é comum e perdoável. O que deve ser evitado é que isso se torne um hábito. Atraso demonstra irresponsabilidade e falta de seriedade. Ninguém quer causar essas impressões no trabalho, né?

Comportamentos inconvenientes

Essa dica é muito importante! Algumas atitudes são inconvenientes e, às vezes, podemos fazer uma ou outra até sem perceber. Já algumas situações podem e devem ser evitadas, tais como: fofoca e intrigas, paqueras dentro da empresa, vocabulário inadequado, falta de higiene, entre outros. Atente-se e evite constrangimentos.

Uso do telefone pessoal sem critérios

Hoje em dia a maioria das pessoas tem o hábito de manter o celular por perto, para dar aquela olhadinha no Facebook, responder alguém no Whatsapp. Pois é, com certeza esse já foi motivo de muitas advertências assinadas por aí... Evite usar o telefone pessoal sem motivo justo e aproveite melhor o seu tempo em serviço.

Erros de gramática

A comunicação é sempre necessária. Para atender o cliente, responder o chefe, fazer pedidos aos fornecedores... Estamos sempre escrevendo um e-mail, usando o Whtasapp ou tirando aquela dúvida de alguém no inbox do Facebook. Por isso, é muito importante que os erros de português e pontuação sejam evitados, facilitando assim a compreensão.

Não gostar de trabalho em equipe

As empresas valorizam profissionais que tenham facilidade e gostem de trabalhar em equipe. Esse atributo é sempre procurado e avaliado em processos seletivos. Não contribuir com os colegas é uma gafe séria. A união faz a força e ninguém chega a lugar algum sozinho.

Essas e outras atitudes devem ser evitadas no ambiente corporativo. Se você se identificou com alguma delas, repense e a evite. Mas fique tranquilo, errar é humano, e todos podemos ser pessoas melhores diariamente.

 

[Amanda Roventini]

Por Amanda Roventini

Amanda é jornalista, tem 25 anos e desde 2015 faz parte do time de conteúdo do Mundo Empresarial.

Comentários