Mundo Empresarial

[Mundo Empresarial]
[Mundo Empresarial]

Na saúde, na doença, na riqueza, na pobreza, na alegria e na pandemia...

[Na saúde, na doença, na riqueza, na pobreza, na alegria e na pandemia...]

Trabalhar juntos pode ser uma coisa extremamente prazerosa e/ou desgastante... tudo vai depender de como o casal leva a rotina, divisão de tarefas e momentos de decisão. Dizem que é bom ter novidades para contar no fim do dia, mas quando a dupla divide o mesmo escritório, a mesma rotina e o mesmo objetivo, como fica?

Casais que trabalham junto contam versões diferentes de uma história muito parecida, onde eles provam que com bom senso, respeito e organização é possível sim trabalhar lado a lado, ter sucesso e ser feliz.

Julie Ane e Jhonathan – Neo Delivery

A Neo Delivery nasceu de uma necessidade percebida por Julie Ane Guimarães, quando administrava uma das lojas da rede Brasileirinho Delivery – a dificuldade em contar com um bom serviço de entrega de seus produtos. Foi então, que propôs a Jhonathan Ferreira da Silva, seu marido, de abrirem seu próprio negócio de entregas – um aplicativo – que capacitasse pessoas a serem motofretistas com todos os detalhes que essa profissão exige, como excelência e qualidade no atendimento.

“Formatamos a ideia em conjunto, tivemos que estudar o mercado, discutir estratégias. Passamos boa parte do dia no mesmo ambiente, mas temos também nossos momentos particulares, que são de vital importância para o relacionamento. Sem individualidade, não tem relação que dure”, garante Julie Ane.

Luciana e Felipe – N1 Chicken

Comercializar o melhor frango frito do Brasil. Com esse propósito, Luciana Cola Sarres e o marido Felipe Cola Sarres resolveram se unir a mais três sócios e criar a N1 Chicken – maior rede brasileira do setor. Decisões difíceis como abrir mão da licença maternidade fizeram parte do cotidiano de Luciana, que afirma que os maiores desafios são os do dia-a-dia.

“Precisamos estar conectados para cuidar da casa, zelar pelos filhos, tirar um tempo para nós dois e ao mesmo tempo dar continuidade ao projeto. É preciso muita sabedoria para separar o negócio da vida pessoal. Mas fica mais fácil quando a parceria do casal ocorre em todos os cenários”, afirma Luciana.

Já para Felipe, um dos maiores desafios é tentar não levar o trabalho para casa de forma negativa. “É inevitável não falar sobre trabalho quando a sua esposa é uma das sócias da sua empresa. Acabamos sempre levando ideias, mas temos que saber dosar para ter qualidade na vida pessoal também. Assim, o casamento e os negócios têm dado certo”, conta.

Lucilaine e Robson – Instituto Gourmet

Um desafio de casal. Foi assim que nasceu o Instituto Gourmet, maior rede de cursos de gastronomia do país. Lucilaine Lima, que era professora de biologia e resolveu deixar as aulas para investir na venda de doces caseiros e ficar mais tempo com o filho, foi desafiada pelo marido Robson a criar “a melhor receita de bem casado do Brasil”.

Estudos e mais estudos depois, a empresária conseguiu chegar a uma fórmula tão excelente, que começaram a lhe pedir que ensinasse suas receitas. Foi então que decidiu iniciar uma turma em confeitaria que cresceu de maneira incrível. Hoje ela é sócia de Robson Feijoli, seu marido, de Glaucio Athayde e José Carlos Semenzato num empreendimento que virou franquia.

“Vejo que o que meu marido sempre quis era uma mudança nas minhas atitudes. Ele conhecia meu potencial e os desafios dele me motivavam a ser uma pessoa muito melhor. Trabalhar com Robson me tirou do comodismo e isso é ótimo, pois sem essa motivação eu não teria crescido profissionalmente e nossa rede não estaria grande do jeito que está”, comenta Lucilaine.

“É claro que estar à frente de um negócio e ainda administrar um casamento com três filhos - tudo ao lado do marido - tem seus momentos difíceis, mas superamos com diálogo e companheirismo”, completa.

Lívia e Gabriel – Grupo Dicas

Criadores do Grupo Dicas, marca que abrange 35 blogs de turismo e dois milhões de acessos mensais, Lívia Lorenzi e Gabriel Lorenzi sempre tiveram vontade ter um empreendimento próprio, onde pudessem expor suas ideias. “Confesso que o ‘ter um negócio próprio’ nunca me remeteu a ‘trabalhar e viver 24 horas juntos’. Pensávamos só em como seria o trabalho em si”, comenta Lívia.

Quando o Grupo Dicas começou, Gabriel pediu demissão do emprego para tocar a empresa e ela seguiu trabalhando numa multinacional. Com o passar do tempo, a marca cresceu e Gabriel não estava conseguindo tocar sozinho. Lívia teve um pensamento – deveria sair do seu emprego do qual gostava muito, para dedicar-se à empresa, e ficar praticamente o dia todo com o marido? Ela decidiu que valia a pena arriscar e pediu demissão. Alugaram um espaço e abriram o primeiro escritório.

“Logo no primeiro dia, estipulamos várias metas. Uma delas é que teríamos funções distintas no Grupo. Gabriel seria responsável por uma parte que não dependesse da minha e vice-versa. Assim evitaríamos conflitos maiores. Outra meta foi estabelecermos um salário fixo para cada (o que sobrasse, colocaríamos em um fundo), assim a gente pagava nossas contas normalmente em casa e cada um podia gastar com o que quisesse, como era antes”, relata.

A última meta - e a menos cumprida - era que era proibido falar sobre trabalho depois do ‘expediente’. “Essa parte com certeza foi a mais difícil e continua sendo até hoje, mas tentamos a todo custo. Às vezes estamos jantando ou nos preparando para dormir e aí começamos a falar. Sempre tem um (geralmente eu) que já diz logo ‘conversamos amanhã no trabalho’. “Posso dizer que sempre deu muito certo trabalharmos nessa parceria, mesmo com as dificuldades do cotidiano. Eu acredito que esse ‘pensar diferente’ é o que move a empresa até hoje. Se pensássemos igual, arriscaríamos igual, não cresceríamos nos erros e não dosaríamos as oportunidades enfrentadas. Eu amo ter meu marido como sócio e a crença que ‘trabalhar junto destrói relacionamento’ no nosso caso está errada. Nós nos complementamos”, complementa.

 

Saiba mais:

Neo Delivery - https://www.neodelivery.com.br/

N1 Chicken - https://www.n1chicken.com.br/

Instituto Gourmet - https://institutogourmet.com/

Grupo Dicas - https://grupodicas.com/

 

Por: LuckyCom Comunicação Integrada

[Mundo Empresarial]

Por Mundo Empresarial

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Comentários