Mundo Empresarial

[Mundo Empresarial]
[Mundo Empresarial]

Redes sociais: como separar vida pessoal da profissional

[Redes sociais: como separar vida pessoal da profissional]

Hoje em dia todo mundo está conectado. Amigos, família, colegas do trabalho, da faculdade, e, claro, as empresas.  Quem nunca entrou no Facebook ou Instagram de uma marca para ver as novidades, as ofertas ou para simplesmente anotar o número do telefone ou Whatsapp para solicitar um delivery? Isso é muito comum e é por isso que a divisão entre perfil profissional das empresas e pessoal dos empresários é essencial. A organização nas redes sociais é importante, aproxima os clientes e gera credibilidade.

Segundo estudo feito pela revista HBS, Harvard Business Review, 40 a 60% dos profissionais de RH usam mídias sociais para rastreamento de possíveis contratações, e uma pesquisa Digital in 2017 Global Overview constatou que 58% dos brasileiros pesquisam sobre produtos na internet antes de realizar uma compra. Mais do que provado que no mundo moderno em que vivemos muitas avaliações são feitas pelas redes sociais e a postura nelas.

A dica para manter essa divisão entre perfis pessoal e profissional é simples: tenha um perfil pessoal para postar fotos do seu gosto, trocar comentários com quem gosta de você, likes em páginas que sejam do seu interesse, mantendo assim a sua privacidade, e um perfil profissional especialmente para interagir com os clientes, que demonstre mais sobre seu produto ou serviço, e que tenham postagens específicas para o seu público.

Mas como se comunicar com os clientes nas redes sociais? Não é um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário! Uma vez que você possui uma fanpage, é bacana que encontre o melhor tom para se comunicar com o cliente. Dependendo da área de atuação, a intercomunicação pode ser formal ou informal, mas a gentileza e educação nunca saem de moda. Outra dica é contratar profissionais para manter suas redes profissionais sempre em ordem, com conteúdo relevante e boa escrita.

Use o bom senso, tenha contas separadas e seja feliz!

[Amanda Roventini]

Por Amanda Roventini

Amanda é jornalista, tem 25 anos e desde 2015 faz parte do time de conteúdo do Mundo Empresarial.

Comentários